Paixão pela cultura registrada em imagem e som.

Documentário Nodgi – O Semblante de Um Sonhador é exibido na Fundação Cultural

Nessa sexta-feira, dia 25, o Documentário Nodgi – O Semblante de Um Sonhador é exibido na Fundação Cultural, às 20h, com entrada gratuita. O projeto foi contemplado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Rio do Sul de 2015.

O documentário tem a produção da Brisa Filmes, com direção e edição final de Jean Goral,  a ideia central foi de Joanna Pellizzetti, filha de Nodgi. A equipe que compõe a produção do filme tem Gabriel Garcia, no roteiro, Orlando Alvisi Jr, na captação de imagens e o tratamento do áudio ficou por conta de Rafael Rosseto.  

A história traz parte da trajetória do médico, ex-prefeito de Rio do Sul e ex-deputado estadual, que inclusive dá nome ao prêmio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura da cidade. Jean conta que junto com Joanna precisou decidir, entre tantas histórias do Nodgi, o recorte que seria  retratado no documentário. “O norte seria a paixão dele pela cultura. O Nodgi é uma figura irreverente, sua vida daria um longa metragem de 2 horas, senão mais. Nas entrevistas ouvimos todo tipo de histórias, mas como fica difícil resumir a vida de uma pessoa com tanto conteúdo em 30 minutos, resolvemos focar na Fundação Cultural que, é sem dúvida, o seu maior legado.” Comenta o diretor, que já trabalhou em dois outros documentários regionais.

Para o diretor,  o registro audiovisual é a maneira mais incontestável de se mostrar uma história. “ Me arrependo muito em não ter feito depoimentos, como esse que fizemos no documentário, dos meus avós. Nada seria mais emocionante que os protagonistas contarem suas próprias histórias, gostaria muito de mostrar para o meu filho os bisavós dele falando na tela em áudio e vídeo”.

Nodgi Pellizzetti foi idealizador de importantes projetos na área da cultura, como a criação e a instalação da Fundação Cultural na atual sede, a estruturação do Museu Histórico e Cultural e da Tremtur, entre outros. O documentário entrevistou 9 pessoas que compuzeram a história da cidade junto ao ex-prefeito.

Além da exibição dessa sexta as Estações Culturais dos bairros Barra do Trombudo, Bela Aliança e Santa Rita também recebem o filme. Serão distribuídas ainda 50 cópias para a Fundação Cultural de Rio do Sul e as estações dos bairros. O filme será apresentado também na tv local, a RBA, sem data definida.    

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nodgi – O Semblante de Um Sonhador está disponível #online e você pode conferi-lo aqui no.

Aberta o play 😀

 

Por Susana Lima.