Relembre bons CDs lançados por catarinenses em 2016

Ano foi de ótimos registros para algumas das bandas que estão em destaque pela região.

Não é de hoje que Santa Catarina tem se destacado cada vez mais no campo da música autoral. E muitas boas bandas infelizmente não chegam aos ouvidos de todos. Tornar essa música mais acessível ao grande público foi um dos propósitos da criação da BOI (Bandas Organizadas Independentes), ainda no final de 2014.

Com diversos festivais promovidos em diferentes cidades da costa litorânea, o foco agora passa a ser ainda romper qualquer fronteira geográfica e fazer com que a sonoridade de cada grupo possa ser ouvida e degustada em qualquer canto do mundo.

O coletivo conta atualmente com 22 bandas e terá novidades para 2017, mas independente disso, cada uma delas continua produzindo e ótimas obras tem sido individualmente lançadas. Em 2015, Helvéticos, Supernova Jam e Ninguém Sabe gravaram ótimos trabalhos e deixaram os parceiros na pilha para entrar em estúdio com tudo em 2016.

Abaixo listamos os discos e Eps lançados pelas bandas da BOI ao longo do ano passado:

OU3TÓRYA (Ou3tórya)

A banda de Itajaí já tocava ao vivo pelo menos metade das músicas que entraram no segundo disco do quarteto, lançado em fevereiro. Depois de um excelente disco de estreia, foram mais de 10 anos até surgir o sucessor, mas a espera valeu a pena. Daniel Ventura (voz), Maurício Loureiro (guitarra), Juliano Grown (baixo) e Telmo Bonna (bateria) regravaram o clássico “Longa Jornada” e surpreenderam com as faixas “Até A Hora de Parar”, “Terra dos Mortos”, “O Rei Morreu” e a bela balada “Só + Uma”, além de “Bem-Vindo Ao Meu Lar”, que teve a participação do ex-Dazaranha Gazu nos vocais.

Links do Soundcloud:

– Até A Hora de Parar

– Bem Vindo Ao Meu Lar (c/ Gazu)

– Só + Uma

SCARLETT (Scarlett)

O trio de Itapema já surgiu como um fenômeno. A energia que Nicolas Fresard (voz e guitarra), Fernando Mafra (baixo e voz) e Clifton Macnamara (bateria) transmitiam no palco era, no mínimo, contagiante. Atualmente eles estão em hiato, mas pouco antes da pausa lançaram o disco de estreia com oito músicas autorais de tirar qualquer um do sofá para aumentar o volume. Além de “Filho da Luz”, parceria com os paulistas da Centro da Terra, o registro traz faixas em português como “Fim de Tarde”, “Aleatoriedade” e “Nuvem”, e também algumas da fase em que a composição era em inglês, como “Hey Girl”, “Will I See The Tomorrow” e “Til The Sun Let Me Shine”.

CD completo no Soundcloud:

UNIVERSUS (E Agora O Que Restou?)

Depois de anos na ativa como uma das principais bandas covers de Itajaí e região, a Universus colocou papel e caneta pra fora para mostrar o baita lado autoral que o quarteto escondeu por tanto tempo. Juliano Nunes (voz), Jerônimo Nunes (guitarra), Kleber Morett (baixo) e Alex Mafra (bateria) lançaram o primeiro disco em novembro, em um show digno de aplausos que lotou o Teatro Municipal da cidade. A faixa que batiza o álbum é um dos destaques do disco, além de músicas que já eram tocadas ao vivo como “Perdido Na Estrada”, “Coração A Mil” e “Sigo Só”, sem mencionar a regravação de “Vou Nessa”, presente no primeiro disco dos amigos da Ou3tórya.

Link do YouTube:

– Perdido Na Estrada

COMODORO (Comodoro EP)

Uma das bandas nativas de Balneário Camboriú que mais despontou nos últimos anos. Formada por Matheus Libório (voz e guitarra), Luis Felipe Nicodemus (baixo) e Vinicius Corá (bateria), o trio registrou em EP algumas de suas primeiras composições e também as mais recentes que surgiram naquele tempo. Destaque para o disco inteiro, mas com foco em “Atraso”, “Ferro Quente” e “Morte Súbita”.

EP completo no YouTube:

 

HERMÉTICCA (HerméticcA)

Foi basicamente com o CD em mãos que a HerméticcA chegou para integrar a BOI em maio do ano passado. O grupo formado por Teteu Caetano (voz), Paulo Rosa (guitarra), Maylon Barros (baixo) e Vando Modanezi (bateria) se afiliou ao coletivo logo após se apresentar em uma das edições da BOI Convida, organizada pelo movimento em 2016. O disco traz ótimas faixas como “O Transe”, “Meu Amor”, “Babilônia” e até algumas músicas em inglês, como a balada “Try Again”.

CD completo no YouTube:

GRR’OVER (Garage)

No ano passado a banda Grr’over aproveitou para lançar dois Eps de momentos distintos. Um ao vivo, registrado durante o show do trio no 2º BOI Rock Festival, e este rebuscado que mostra as atuais composições da banda antes de passarem por uma pós-produção. Alexandre Gomes (baixo e voz), Clodoaldo Schleder (guitarra e voz) e Thiago Francisco (bateria) se apresentam em grande estilo com destaque para “Casa de Jogo”, “Homosapiens”, “Dona Vizinha” e “Welcome To The Grrover”.

CD completo no YouTube:

E para 2017? Com certeza teremos mais lançamentos para compartilhar aqui com vocês. Dois que já estão anunciados são os novos trabalhos de Yellow Box e Gofa!, além de um possível CD da Silêncio de Chumbo. Vamos acompanhar. E apertar o play.

Por Dane Souza.