#CenaCobre: Curticêra Rock Solidário

O fim de semana foi brindado pelo Curticêra Rock Solidário em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí. Rockeiros de diversas tribos, regiões e estilos colaram junto no evento que integra diversão, cultura e solidariedade. O Cena Livre não poderia ficar de fora, por isso, cobrimos de perto o festival.

Onze atrações musicais foram programadas e a preocupação com o horário foi evidente, sendo respeitado todo o line-UP com apenas uma alteração na ordem das atrações e a troca da última atração: Roni Rústico substituiu a banda Samhäein e não decepcionou, mostrando o melhor do rock n’ roll, mesclando cover e sons autorais.

12994562_1731723810440936_4123687482076581305_n (1)

A abertura dos portões rolou pelas 12h, conforme programação, e os primeiros amantes do rock já eram vistos na portaria. A primeira banda a subir no palco foi a Georgia’s, de Rio do Sul, mostrando todo seu stoner rock com riffs pesados, grooves com uma pitada de indie alternativo.

Curticêra 2016 - Rock Solidário (50)
Banda Georgia’s curtindo os shows depois da sua apresentação.

Os caras da Georgia’s, depois de sua apresentação, se colocaram ao lado da plateia para curtir as próximas bandas e vibraram muito com a Welcome To Paranoia,  que apresentou toda a força do Punk com o seu cover do Green Day. Impressiona a semelhança de timbre do vocalista Cristian Floriani com o real Billie Joe, posicionado os ibiramenses como um dos maiores covers da banda no Brasil.

Curticêra 2016 - Rock Solidário (67)
A figura do vocalista da Welcome To Paranoia impressiona, mas o timbre é o que mais desafia

Na sequência, a multi-instrumentista Regina Serafim trouxe seu rock de presença e atitude junto com sua banda. A cantora impressiona pela troca de instrumentos durante sua apresentação e as canções autorais são um capítulo à parte.

13265861_1719448238311663_6676253048571624020_n
Com força e atitude, Regina se destaca como uma artista completa.

A decolagem do Bote Espacial trouxe o som psicodélico para a cena do festival. Com versões de clássicos dos anos 70 e uma pitada do contemporâneo, a banda fez todos viajarem entre o rock, o progressivo e o psicodélico.

13239413_1013952185308146_5468569762453726036_n
Banda Bote Espacial no Curticêra: anos 70 + contemporâneo.

Com muuuuuuuuuuita energia, Os Impostores voltaram com tudo para o cenário regional. Formada em 2009, a banda apresenta os grandes clássicos do rock mundial, e  após um hiato, reapareceu com repertório e atitudes renovadas. Desde Rolling Stones, passando por The Beatles, Peter Frampton, Cream, Kansas, Deep Purple, Van Halen, The Doors, Led Zeppelin, Pink Floyd, a banda animou o público e não deixou ninguém parado.

O protesto e o hard rock tomaram conta na apresentação da Elvyra, onde o vocalista A2 colocou em êxtase o público com várias músicas do AC/DC, além dos sons próprios da banda. O momento clímax do show foi o discurso de protesto contra o fim do Ministério da Cultura, deixando claro o posicionamento político do grupo, garantindo aplausos de todos os presentes.

Curticêra 2016 - Rock Solidário (120)

Em seguida, a atração principal da noite subiu ao palco: a banda Tequila Baby não perdeu sua energia com um pouco mais que duas décadas de história, deleitando o público com os maiores sucessos da carreira. De quebra, premiou um dos presentes com um mimo especial: tocar uma música com a banda.

A banda Cowboys From Rio trouxe o melhor do Pantera para o Curticêra. Com um setlist de covers de álbuns como “Cowboys From Hell” e “Reinventing the Steel”, a banda de Rio do Sul animou o público e, principalmente, de metal.

Em seguida, os rio-sulenses da Santa Júlia mostrara toda a experiência de vários músicos da city, apresentando clássicos do rock nacional com uma pegada mais pesada, sensual e aquela atitude que nós gostamos.

Pra finalizar, a banda Roni Rústico trouxe alguns clássicos do rock nacional e principalmente suas composições. Tivemos a oportunidade de ter um papo com os caras falando um pouco da cena autoral na região, da gravação independente e do movimento que as bandas, produtores e agentes culturais estão fazendo.

Roni Rústico
Roni Rústico em ação no Curticêra: o EP é só uma questão de tempo!

A 5ª edição do Curticêra lembrou principalmente da importância da solidariedade, tornando-se um dos maiores festivais beneficentes de Santa Catarina. O evento arrecadou quase 300 kg de alimento que foram divididos entre o Abrigo Mão Amiga, famílias carentes Grupo de Voluntários do Hospital Bom Jesus. Para a família da Betina foi repassado o valor de R$ 1.087,00 e para o Abrigo de Animais a quantia de R$ 423,00. Aproximadamente 500 pessoas passaram pelo Curticêra.

Por fim, queremos deixar um agradecimento especial para toda a equipe do Curticêra Rock Solidário. Fomos recebidos com extrema felicidade e conseguimos acompanhar de perto o movimento cultural e beneficente através da parceria dos organizadores.

Confira AQUI todas as fotos da cobertura do Cena Livre no Curticêra Rock Solidário.

A CENA MERECE MAIS FESTIVAIS COMO ESSE!

Por Guilherme Antonio Karsten Lindner