Alto Vale realiza Fórum de Cultura

Representantes das cidades do Alto Vale de: Agronômica; Atalanta; Braço do Trombudo; Mirim Doce; Pouso Redondo; Presidente Getúlio; Rio do Campo; Rio do Sul; Santa Terezinha; Taió; Trombudo Central e Witmarsum, se reúnem na terça-feira (19), na Fundação Cultural de Rio do Sul, para a realização do Fórum de Cultura – Etapa Alto Vale do Itajaí.

O Fórum faz parte da etapa regional para seleção dos novos membros do Conselho Estadual de Cultura, nas cadeiras ocupadas pela sociedade civil. A escolha dos novos conselheiros passará por três etapas: municipal, regional e estadual. Os municípios catarinenses tem até o dia 31 de março para indicar os nomes de seus representantes para participar da etapa regional. O processo completo deverá ser finalizado até julho.


Com a oficialização do Sistema Estadual de Cultura por meio da lei 17.449/2018, as indicações dos representantes da sociedade civil passam a ser, obrigatoriamente, realizadas por meio de fóruns com a exigência de respeitar as representações regionais, por isso a importância da participação dos municípios em todo o processo.

Quem pode participar?

Os nomes sugeridos deverão ter atuação nas áreas que vão compor o novo colegiado: Arquivos, Bibliotecas e Museus; Artes Visuais; Audiovisual; Cultura Popular e Diversidade; Dança; Letras; Música; Patrimônio Cultural Imaterial; Patrimônio Cultural Material e Teatro.

Qualquer pessoa que tenha relação com essas áreas pode participar e deve procurar o órgão de cultura de sua cidade ou o conselho municipal de cultura.

Os representantes eleitos durante as etapas regionais do processo deverão ser residentes em Santa Catarina há pelo menos dois anos e não podem ocupar cargo comissionado ou função gratificada na administração pública federal, estadual, distrital ou municipal.

A iniciativa busca democratizar o Conselho Estadual de Cultura e dar mais transparência à escolha dos novos conselheiros.

Para participar do processo eletivo serão observadas as seguintes condições: idade mínima de 18 anos e cadastramento na plataforma Mapa Cultural SC e no Processo Eletivo.

As inscrições também serão feitas no evento, a partir das 18h. A Fundação Cultural de Rio do Sul fica na Rua Ruy Barbosa, 204, Bairro Budag.

Susana Lima